​Segunda_Guerra_Mundial

​Segunda Guerra Mundial

​Segunda Guerra Mundial

Essa guerra é um dos grandes fatos históricos mais recentes e conhecidos aconteceu entre 1939 e 1945 e envolveu cerca de 72 nações, ou seja, países do todo o globo foram afetados. A guerra aconteceu principalmente no continente Europeu que foi o mais afetado, mas países como o Brasil e os Estados Unidos, da América, enviaram topas para a Europa, assim como a União Soviética, da Ásia, e muitos países da África obtiveram sua independência (do neocolonianismo) nesse momento.

As causas desse grande conflito são vistas já ao fim da Primeira Guerra Mundial, pois a Alemanha foi vista como a única culpada e obrigada a pagar por todos os prejuízos as outras nações, também perderam territórios muitos ricos em minério de ferro, e tiveram seu exército reduzido. Essa enorme dívida externa gerou muitos problemas para o país, como a alta inflação, a fragilidade econômica e problemas sociais, e isso facilitou o surgimento de movimentos radicais que conquistaram parte da população durante a década de 20, o mais forte e que teve sucesso foi o Nazismo, liderado por Adolf Hitler.

Em 1919 Hitler passou a ser membro do Partido do Trabalhadores Alemães, que era bastante conservador, com o tempo a influência de Adolf Hitler aumento e o nome do partido foi mudado para Partido Nacional-Socialista do Trabalhadores Alemães, conhecido como Nazi. Em 1933, Hitler é eleito chanceler da Alemanha.

Hitler e seu partido tinha uma linha de pensamento bastante radical na qual acreditavam no nacionalismo e na superioridade da raça ariana (os alemães seriam essa raça) e as demais raças deviam ser eliminadas ou submetidas em especial os judeus, mas deficientes físicos e mentais, comunistas, homossexuais, religiosos, ciganos e negros também foram igualmente submetidos aos campos de concentração e mortos. Esse pensamento e essas atitudes de eliminar todos que não fossem arianos ficou conhecida como Holocausto.

O conflito foi dividido em três fases sendo eles: A vitória do Eixo (1939-1941); O equilíbrio das forças (1941-1943) e A vitória dos Aliados (1943-1945). O Eixo era composto pela Alemanha, Itália e Japão e os Aliados eram Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética, posteriormente outros países se envolveram.

A primeira fase da guerra é marcada pela invasão da Polônia e para parar essas investidas de Hitler, a Grã-Bretanha e a França impuseram bloqueios econômicos, mas não houve conflito direto. Foram tomados também a Suécia e um porto norueguês, em 1940 Hitler mandou que fossem dominados também a Holanda e a Bélgica, e posteriormente a França, todas as invasões obtiveram sucesso.

A França então assina um acordo com a Alemanha, no qual a parte é governada pela Alemanha, e outra pelos franceses, mas colaborando com os nazistas. A divisão foi administrativa não territorial. Após isso Hitler manda a força área Alemanha bombardear uma cidade britânica, mas a forca área local mesmo em menor número neutralizou o ataque, e na sequência o governo da Grã-Bretanha ordenou invasões no solo alemão.

Essa foi a única derrota dos nazistas nesse período da guerra, mas deu aos Aliados o tempo necessário para reorganizar suas forças.

Em 1941, foram invadidos e dominados por Hitler: o canal de Suez, no norte da África, Iugoslávia e Grécia.

Após todas essas vitorias do Eixo e poucas derrotas, inicia-se a segunda fase da Segunda Guerra Mundial: o equilíbrio entra as forças que começa em 1941 e tem fim em 1943. Essa fase se inicia com a invasão da União Soviética pelos alemães, que tinham o objetivo de tomar posse das cidades de Moscou, Cáucaso, Ucrânia e Leningrado (atual São Petersburgo).

Paralelamente a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a Japão travavam batalhas no mar do pacífico, estremecendo ainda mais a ordem e economia mundial.

No fim de 1941, após já ter conquistado a Ucrânia e Leningrado, o exército alemão chegou a Moscou e foi contido pelo exército vermelho, dando início a derrota alemã na Ásia e as vitorias dos Aliados.

Paralelamente a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a Japão travavam batalhas no mar do Pacífico, estremecendo ainda mais a ordem e economia mundial. O Japão perde tais batalhas e não consegue dominar a Austrália e o Havaí e as forças americanas e britânicas, aliadas, tem êxito na Líbia e na Tunísia e na Itália, que foi tirada do poder alemão em 1943.

Após essa sequência de derrotas do exército nazista, inicia-se a terceira fase da guerra: A vitória dos Aliados, que acontece entre 1943 e 194 tem início com a retomada da Itália e seu fim se dá com a rendição do Japão.

Após mudanças no governo italiano, esse país muda seu posicionamento na Guerra, passando a apoiados os Aliados e declara guerra a Alemanha e em 1945 não há mais nazistas na Itália. Durante o ano de 1944 paralelamente aos problemas que os nazistas enfrentavam na Itália, a URSS libertou a Tchecoslováquia, a Romênia, a Bulgária e a Hungria.

Em 6 de julho de 1944, houve o Dia D no qual as forças dos Aliados desembarcaram na Normandia, o exército alemão foi obrigado a recuar e houve então a libertação da França. No início do ano seguinte o exército vermelho liberta a Polônia, invade a Alemanha a derruba o Terceiro Reich pondo fim na Segunda Guerra Mundial no Europa mas o Pacifico a guerra continua e os Estados Unidos passa a tomar cada vez mais territórios pertencentes ao Japão, e em agosto de 1945 acontece o maior ataque bélico dessa guerra, as bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki que tem efeitos até a atualidade. Cerca de um mês após o ataque com bombas, em 2 de setembro de 1945, o Japão assina sua rendição pondo fim nos conflitos do Pacífico e na Segunda Guerra Mundial.

Apesar do conflito ter reduzido a população do todos os países envolvidos, houve um grupo de pessoas que sofreu muito com essa guerra: os Judeus. Esse grupo foi visto como um problema social a partir da ascensão da ideologia nazista e deviam ser exterminados. Essa ideia foi posta em prática, então incialmente os judeus perderam seus direitos e aos poucos começaram a ser perseguidos e colocados em Guetos, e tiveram seus bens apreendidos, posteriormente foram levados para campos de concentração.

Após serem levados para os campos de concentração, os judeus eram separados: ou para o trabalho forcados ou para as camaras de gás. Os judeus que tinham condições de trabalhar, eram obrigados a fazer trabalhos nos campos como abrir valas e tirar pertences dos corpos dos mortos ou eram enviados a fabricas próximas, ambos trabalhos não eram remunerados, a alimentação era escassa assim como o acesso a remédios e roupas, então a fome e o frio matavam muitos prisioneiros assim como a Tifu (doença semelhante a tuberculose e muito contagiosa) que matou muitas pessoas. Ao todos foram mais de 6 milhões de mortes em campos de concentração, 1,2 milhões apenas em Auschwitz o maior campo de concentração da Alemanha.

Os impactos da Segunda Guerra Mundial foram muitos no cenário mundial, a Alemanha foi considerada culpada novamente e os países europeus estavam destruídos e com sua população reduzida, então os americanos auxiliaram sua reconstrução, através do plano Marshall.

A fim de evitar novas guerras foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o objetivo de mediar conflitos diplomaticamente. O único país que se envolveu na guerra e não teve seu território devastado (exceto o Havaí) foram os Estados Unidos da América que foi visto como vencedor nesse cenário pois não teve perdas materiais.

Após o fim da Guerra, a Europa foi dividida em dois blocos um de caráter socialista e outro capitalista, de acordo com a pais que os libertou do domínio nazista, então Hungria, Polônia e Romênia passaram a sofrer influência da União Soviética e a França, Holanda e Bélgica iniciaram uma politica de Bem Estar Social, com a influência dos Estados Unidos.

Com esse cenário, de muitos países sob influência socialista ou capitalista, inicia-se então de forma declarada a Guerra Fria.

Imagem 1: Adolf Hitler e a juventude sob sua influência.

Imagem 2: Conquistas nazistas durante a guerra


Imagem 3: Judeus em campos de concentração

Referencias das imagens:

Imagem 1: https://www.infoescola.com/historia/juventude-hitl...

Imagem 2: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/linha-do-temp...

Imagem 3: https://www.todamateria.com.br/campos-de-concentra...

Questões de Enem e vestibular

Questão 1: (Fuvest) “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.”

(Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Entre esses problemas, identificamos:

a) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.
b) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente.
c) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena.
d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.
e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.

Questão 2:

(Unemat) A Segunda Grande Guerra (1939-1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:

a) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos.
b) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África.
c) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor
d) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.

Ver Resposta

Questão 3:

(UFRGS/2015) Em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra a Alemanha e a Itália, enviando, em 1944, tropas para o continente europeu. Com relação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que

a) a experiência da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi decisiva para o sucesso da expedição brasileira.
b) a tomada de Monte Castelo, na Itália, foi a principal conquista militar realizada pelos pracinhas da FEB.
c) o Brasil, durante o período em que permaneceu neutro em relação aos conflitos, não permitiu a instalação de bases militares norte-americanas em seu território.
d) a participação do Brasil na guerra, contra os regimes nazifascistas, estava em consonância com a forma de governo democrática assumida por Getúlio Vargas, desde 1937.
e) a participação do Brasil junto aos aliados concedeu ao país um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Gabarito:

Questão 1:aQuestão 2:cQuestão 3:b

Mais Notícias