​Revolução_Russa

​Revolução Russa

​Revolução Russa

A Revolução Russa aconteceu em 1917, juntamente com a Primeira Guerra Mundial, e teve como resultado a queda da família imperial e a instalação do socialismo pela primeira vez na Europa.

Nos anos que antecedem a revolução o clima no pais era bastante tenso, pois a população exigia que uma reforma agraria realmente eficiente, os operários queriam melhores qualidade de vida pois além da fome e do rigoroso inverno, os salários eram cada vez menores e insuficiente para viver em grandes centros, onde estavam as fabricas (Moscou e São Petersburgo). Com essas características que antecedem a revolução, vemos que o poder e o dinheiro estavam concentrados nas mãos uma parcela muito pequena da população.

Em 1905, houve uma manifestação pacifica em frente a uma das sedes do governo, o intuito era entregar um abaixo-assinado ao Czar Nicolau II pedindo melhorias mas os guardas ao verem a multidão atiraram e acabaram matando cerca de mil pessoas, esse episódio fico conhecido como Domingo Sangrento, e teve grande influencia na revolução de 1917, e desencadeou varias manifestações em outras cidades pela Rússia.

A pressão feita por essas manifestações fez com que a monarquia absolutista mudasse se transformando em uma monarquia constitucional, mas ainda assim o Czar tinha muito poder enquanto o poder do parlamento era bastante restrito, mas a intuito eram “ganhar tempo” e organizar reação para a agitação social e para as assembleias que as pessoas mais desfavorecidas organizavam, se tornando posteriormente os Sovietes.

Ainda em 1905, a Rússia perdeu a guerra Russo-japonesa e foi obrigada a entregar algumas ilhas para o Japão, que era considerado um povo inferior e essa perda contribuiu para o descontentamento da população.

Entre 1905 e 1917 a Rússia se manteve em uma relativa estabilidade sob o governo de Nicolau II, mas a Primeira Guerra Mundial mudou esse cenário pois a Rússia fez parte da Tríplice Entente ao lado da Inglaterra e da França, mas perderam muitas batalhas para a Alemanha e Império Austro-húngaro, e isso novamente trouxe instabilidade para a Rússia, deixando-a enfraquecida economicamente.

Nos primeiros meses do ano de 1917 os operários começaram a fazer greves, inicialmente nos grandes centros e logo os camponeses aderiram as paralizações também. Nesse cenário conturbado, a força militar também aderiu ao movimento revolucionário e isso forcou a abdicação de Nicolau II, que nesse momento também abdicou por seu filho, Alexei, pois o menino possuía sérios problemas de saúde.

Após a Abdicação de Nicolau II e seu filho, mencheviques formaram um governo provisório e por pressão dos sovietes, foi dada anistia aos prisioneiros e exilados políticos (que eram mandados para a Sibéria), entre esses exilados e presos haviam muitos bolcheviques que ao retornar ao seu pais de origem, organizaram congressos com lemas como “paz, terra e pão” e “ todo poder aos sovietes”. Liderados por Lenin e Trotsky em 7 de novembro de 1917, deram um golpe e assumiram o poder pondo em pratica os desejos da população como: a reforma agraria, a estatização dos bancos, estradas e indústrias.

Além desses objetivos da população alcançados dentro do país, nesse momento o maior feito da Revolução externamente foi a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, que apenas trazia prejuízos econômicos para o país. Após esses “primeiros passos” iniciou-se uma guerra civil que durou cerca de quatro anos entre o exército vermelho (bolcheviques) e o exército branco (burgueses), mas o segundo foi derrotado e Lenin continuou no poder. Desde que os bolcheviques assumiram o poder, a economia ficou estagnada até que se iniciou o NEP (Nova Política Econômica) que permitia a entrada de capital estrangeiro e o funcionamento de indústrias privadas, o que resultou no desenvolvimento industrial e agrícola.

Para que não houvesse nenhuma forma do sistema monárquico voltar, Nicolau, sua esposa, suas quatro filhas e seu filho, herdeiro do trono, foram fuzilados sem direito a julgamento em julho de 1918.

Foi estabelecida a União da Republicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1922, dando início a umas das ditaduras mais violentas e rígidas que aconteceram na História da Humanidade, após lutar contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial ao lado dos Estados Unidos e Reino Unidos, a URSS se tornou a segunda maior potencia do mundo, atrás dos Estados Unidos, mas ambos competiam entre si na Guerra Fria a fim de mudar isso.

Imagem 1: Família Real russa.

Imagem 2: Domingo sangrento

Imagem 3: Lenin, Stalin e Trotsky, idealizadores da URSS

Referencias das imagens:

Imagem 1: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/re...

Imagem 2: http://historiaporimagem.blogspot.com/2011/07/ilus...

Imagem 3: http://www.fishuk.cc/2016/08/sochinenia.html

Questões de Enem e vestibular

Questão 1:

(F. M. Santa Casa/SP) A revolução de fevereiro de 1917, na Rússia, pode ser caracterizada como:

a) uma luta encabeçada por Lenin para estabelecer um estado soviético.
b) uma reação da Igreja Ortodoxa contra a prepotência de Rasputin.
c) um conflito de inspiração rural a fim de apoiar os mujiques.
d) um movimento de caráter burguês com o objetivo de depor o czar Nicolau II.
e) um esforço de intelectuais, comprometidos com as ideias anarquistas de Bakunin.

Questão 2:

(UEFS) Uma política foi sendo aos poucos colocada em prática, desde 1919, pelos países vencedores na Primeira Guerra Mundial: não intervir, porém conter o bolchevismo. Formar uma “barragem contínua”, apoiando-se no exército polonês e no exército romeno. Era o primeiro esboço do mais tarde chamado “cordão sanitário”.

(Jean-Jacques Becker. O Tratado de Versalhes, 2011. Adaptado.)

O historiador alude, implicitamente,

a) à irrelevância da revolução russa nas relações internacionais.
b) à ausência de plano no combate dos capitalistas ao socialismo soviético.
c) à aliança entre nações capitalistas e forças czaristas no combate ao socialismo.
d) à defesa pelo Ocidente das liberdades democráticas nos estados socialistas.
e) à consolidação da revolução socialista na Rússia soviética.

Questão 3:

(UFV/MG) Sobre a Revolução Russa, iniciada em 1917, é INCORRETO afirmar que:

a) a Revolução de Fevereiro permitiu a chegada dos Soviets ao poder.
b) a Revolução de Outubro foi marcada pela execução do Czar e de sua família.
c) a atuação do país na I Guerra Mundial aumentou os problemas internos, como a fome.
d) o Comunismo de Guerra estabeleceu rígido controle sobre a produção e o consumo.

Gabarito:

Questão 1:dQuestão 2:eQuestão 3:a

Mais Notícias