​Revolução_Francesa

​Revolução Francesa

​Revolução Francesa

A França em 1789 era uma monarquia, como toda a Europa, nesse momento estava no trono a dinastia Bourbon desde 1589, e permaneceu até 1789 quando foram derrotados pela revolução.

Pouco antes da revolução se concretizar grande parte da população passava por dificuldades, pois o rigoroso inverno e as colheitas insuficientes, além dos altos preços de produtos básicos como a farinha para fabricar o pão, que era um alimento muito consumido. Outro fator importante para desencadear a movimento revolucionário foi a divisão do Estado, que se dividia em três: Primeira Estado: formado pelo clero (2% da população; Segundo Estado: composto pela família real e uma pequena parcela da burguesa que comprava títulos para poder participar (cerca de 2,5% da população) e o Terceiro Estado: composto pelo restante de população, burgueses e camponeses (aproximadamente 95% da população).

A Revolução Francesa foi encabeçada pela classe dos burgueses, que era bastante recente, mas era composta por comerciantes, médicos, banqueiros e advogados. Esse grupo enriqueceu rapidamente durante o século XVIII mas na sociedade da época a única classe social que tinha prestigio era a nobreza, a burguesia mesmo enriquecida e sendo grandes movimentadores da economia não tinha nenhum prestigio e nem voz para opinar sobre o governo dos monarcas, e isso passou a gerar grande insatisfação.

O pensamento Iluminista que chegou a França nesse momento também contribuiu para que a burguesia deseja dar um fim a monarquia, pois o iluminismo faz críticas duras contra a forma como a economia e o mercantilismo aconteciam, e as restrições de liberdade. Desde a posse de Luís XVI a corte francesa estava endividada por havia contraído empréstimos com o exterior para manter a vida luxuosa da nobreza, mas essas dívidas estavam sendo pagas pela burguesa e pelos camponeses por meio de impostos já que a nobreza era isenta qualquer tributo pago a coroa.

Além de toda essa insatisfação e instabilidade havia também a exigência da burguesia de participar ativamente da política, mas cada Estado tinha direito a um voto nas assembleias, por tanto a população era sempre vencida pelos interesses nobreza e do clero. A burguesia (que fazia parte do Terceiro Estado) começou a exigir que o voto fosse individual para poder participar ativamente, a coroa entendeu isso como uma revolta contra a ordem publica e convocou o exército.

Essa decisão do rei francês revoltou a população que decidiu tomar a Bastilha (antiga prisão já com pouco uso) e queimou toda a estrutura, além de libertar os presos que estavam lá. Esse ato ficou conhecido como o Marco do início da revolução francesa.

Após a tomada da Bastilha, as guerras se estenderam por todo o pais com os burgueses invadindo casa de família nobres e os matando, e tomando posse de suas terras. Essas atitudes fizeram o sistema feudal (ainda existente na França) fosse extinto pelo rei, assim como os privilégios apenas do clero e da nobreza.

A revolução também tinha como objetivo instituir uma constituição na França, então em 26 de agosto de 1789, a assembleia constituinte (formada pelo 1° e parte do 2° Estado) aprovou a declaração dos direitos do cidadão e do homem, que instituiu o lema da Revolução burguesa: “Igualdade, Lealdade e Fraternidade”.

Em setembro de 1791 foi a constituição da França, e entre os artigos estavam: o governo se transformaria em uma monarquia constitucional, o poder estaria centralizado nas mãos do rei, voto censitário (com base na situação social e econômica), abolição da servidão e nacionalização de bens da igreja e a servidão nas colônia seria mantida.

Durante a revolução, os adeptos dela se dividiram em dois: girondinos, representantes da alto burguesa e defensores de atitudes moderadas e jacobinos, pertencentes a baixa burguesia e mais radicais. Os opositores da revolução eram perseguidos e mortos na guilhotina.

Entre 1792 e 1794 foram os priores momentos da Revolução Francesa pois a publicação da Constituição com artigos que mantinha a escravidão nas colônias, por exemplo, causou mais revolta na população, tornando esse um momento bastante sangrento também, pois muitas pessoas eram mortas na guilhotina, inclusive Luís XVI e sua esposa Maria Antonieta da Áustria.

Em 1794 os jacobinos tomaram o poder em um momento que ficou conhecido como Diretório, e se mantiveram até 1799. Nesse período a Constituição passou a atender os interesses da burguesia, mas ao revogar o congelamento de preços, os jacobinos perderam apoio do público e pediram apoio ao exército.

Quando os jacobinos pediram apoio do exército, receberam ajuda de um general chamado Napoleão Bonaparte, que deu um golpe nos girondinos conhecido Brumário 18, no qual prometeu estabelecer a paz e pôr a burguês no poder novamente.


Imagem 1: Ilustração da tomada da Bastilha

Imagem 2: Reis franceses, mortos na guilhotina

Imagem 3: Mortes na guilhotina, inventada nesse período para execuções indolores

Referencias das imagens:

Imagem 1: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/07/13...

Imagem 2: https://www.hola.com/realeza/2015010776052/misteri...

Imagem 3: https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/gu...

Questões de Enem e vestibular

Questão 1:

"Como terror entende-se (...) um tipo de regime particular, ou melhor, o instrumento de emergência a que um Governo recorre para manter-se no poder."

(N. Bobbio, Dicionário de Política, editora UNB)

Assinale a alternativa que expressa as características do Período do Terror da França:

a) Qualquer pessoa suspeita de contrarrevolucionária poderia ser presa e até mesmo guilhotinada.
b) Apesar da atmosfera de medo decretada por Robespierre, as garantias constitucionais de julgamento foram mantidas.
c) A situação caótica entre os jacobinos e os girondinos fizeram que estes últimos decretassem o estado de Terror.
d) Os anos do terror não foram tão rigorosos: apenas a propaganda dos contrarrevolucionários que espalhou esta fama injustificada.

Questão 2:

A Revolução Francesa iniciou-se em 1789 e estendeu-se até 1799, quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder da França com o Golpe de 18 de Brumário. Esse acontecimento foi influenciado pelos ideais do:

a) Romantismo

b) Iluminismo

c) Socialismo

d) Anarquismo

e) Niilismo

Questão 3:

Grande parte dos acontecimentos e das grandes decisões tomadas durante a Revolução Francesa foram realizados pelo povo, a massa formada principalmente de camponeses. Além do povo, outra classe que teve grande peso com o deflagrar da Revolução e sua condução foi:

a) a burguesia.

b) a nobreza.

c) o clero.

d) os vassalos.

e) nenhuma das respostas acima.

Gabarito:

Questão 1:aQuestão 2:bQuestão 3:a

Mais Notícias