
Pré-História
Pré-História
A pré-história é o período compreende entre 2 milhões a.C e 3.000 a.C., isso é, antes do surgimento da escrita. A principal característica desse período é o fato dos hominídeos começarem a usar ferramentas, incialmente feitas de pedras.
Esse período é divido em três, sendo eles: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Paleolítico é a primeira divisão da pré-história, então dura seus primeiros 500 mil anos aproximadamente, nesse período o ser humano ainda era nômade e se abrigava em cavernas. Durante todo esse período a humanidade vivia em busca de animais já mortos para se alimentar ou caçava e pescava pequenos animais além da coleta de frutas e grãos. Ainda no período paleolítico ocorreu o domínio do fogo (mas não sabiam como iniciá-lo, dependiam da natureza) e o desenvolvimento da técnica de lascar pedras e usá-las como ferramentas.
Neolítico este é o segundo período da pré-história, esse período chega até 4.000 a.C.também acontece a sedentarização humana, ou seja, o ser humano deixa e migrar para sobreviver. Para que o sedentarizarão acontecesse esses hominídeos precisaram domesticar plantas e animais iniciando assim a agricultura. Durante esse período há também a descoberta da roda e da tecelagem.
Idade dos Metais, o último período da pré-história, entre 4.00 a.C e 3.000 a.C, durante esse período há a descoberta e domínio dos metais assim como o aperfeiçoamento das técnicas de domesticação de animais e plantas. Ainda nesse período acontece o desenvolvimento da escrita e o início da economia (troca de excedentes) e consequentemente há o início das cidades.
Durante toda a pré-história algumas características se mantem, sendo elas: a alto índice de mortalidade, mas também um grande número de nascimentos, desde seu surgimento o ser humano sempre andou em grupos que foram aumentando com o tempo, outra característica que permanece é o consumo de tutano, pois como a espécie humana se alimentava de animais já mortos, então o consumo do que havia no interior dos ossos era uma forma de alimentar-se mas os nutrientes existentes nesse alimento fez com que o cérebro humano aumentasse de tamanho e se tornasse mais desenvolvido.
Mas como temos tantas informações de um tempo tão remoto? Tão distante? Essas informações aconteceram graças a arqueologia, que é uma ciência dedicada a escavar em busca de ossos ou objetos que nos mostrem como esses hominídeos viviam também como evoluíam.
A evolução da especie humana acontece de forma lenta e gradual, ou seja, levamos cerca de 7 milhões de anos para chegamos a especie Homo Sapiens, que é o que somos atualmente.O berço da humaninada é a Africa, sabemos que os primeiros hominideos que se tiveram sutis diferenças com chimpanzes, mas esse fossil é chamado de “Elo perdido” pois nunca foi encontrado nenhuma arcada ossea que mostrasse isso.
A primeira ossada de hominideos tem 7 milhoes de anos, e foi chamada de Sahelanthropus tchadensis e após isso tivemos outros 19 fosseis ate chegar ao que somos atualmente. As principais mudanças do primeiro fóssil para o Homo Sapiens são: o aumento significativo do tamanho do crânio e também do tamanho do cérebro, a capacidade de antes sob dois pés sem o apoio das mãos/dedos, habilidade de utilizar o polegar opositor e o tamanho aumento do tamanho de toda a ossada humana, ou seja, um aumento de altura.
O fóssil mais conhecido por todo o mundo foi chamado de Lucy, pois os arqueólogos estavam escutando a musica “Lucy in the sky with diamonts”no momento as descoberta, que ocorreu no deserto de Afar, na Etiopia. Essa ossada foi encontrada em 1974 pelo antropólogo Donald Johanson.
Lucy é um fóssil de Australopithecus afarensis com cerca de 3,2 milhões de anos, essa ossada teve cerca de 40% de seus osso preservados, o que foi considerada uma enorme conquista para a arqueologia pois até aquele momento era o fóssil mais antigo e mais completo já encontrado, contendo ossos que provaram que nesse momento os hominídeos eram bípedes, e ao localizar fragmentos de dentes e do crânio foi possível saber sobre a alimentação e o sobre o tamanho do cérebro dessa espécie humana, consequentemente sobre sua inteligência e habilidades, também foi possível definir sua idade pois a ossada indica que Lucy já era uma mulher jovem adulta entre 18 e 24 anos.
Já no Brasil e nas Américas o fóssil mais antigo já encontrado foi chamado de Luzia, tem entre 12.500 e 13.000 anos, encontrado em Lagoa Santa, em Minas Gerais. Esse crânio encontrado no Brasil pertenceu a um Homo Sapiens. A chegada da humanidade à América aconteceu graça a um grupo de pessoas que atravessou o Estreito de Bering a cerca de 14 ou 15 mil anos atrás.
Luzia foi encontrada em 1975, os estudos apontam que ela foi uma mulher que morreu em torno de seus 20 anos que vivia, junto com seu grupo, da caça de pequenos animais e da coleta de frutas e grãos. Em 1999 foi feita a reconstrução de seu rosto, que aponta que Luzia tinha traços negroides como nariz largo e olhos arredondados.
Imagem 1: Ossada de Lucy
Imagem 2: Reconstrução de Lucy
Imagem 3: Crânio e recriação de Luzia
Fonte fotos:
Imagem 2: http://thegrandmalogbook.blogspot.com/2016/09/lucy-australopithecus-afarensis.html
Questões de vestibular e Enem:
Questão 1:
(Enem) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).
O texto refere-se ao movimento migratório denominado
a) pendularismo.
b) nomadismo.
c) êxodo rural.
d) transumância.
e) sedentarismo.
Questão 2:
(Ameosc-adaptada) A pré-história costuma ser dividida em três períodos, paleolítico, neolítico e idade dos metais. São características do período paleolítico, EXCETO:
a) Os homens deste período eram nômades e viviam essencialmente de caça e coletas.
b) Uma descoberta essencial deste período foi a descoberta de como produzir fogo.
c) Usavam ossos e pedras para confeccionar ferramentas e armas para caça, cortar e fazer suas vestes.
d) Neste período domesticaram animais, juntamente com mudanças climáticas que aumentou a temperatura terrestre.
Questão 3:
(Udesc) O estudo da Pré-História abrange um longo período da história humana. Uma das periodizações mais conhecidas distingue pelo menos dois grandes períodos. Sobre esses períodos e suas distinções, é INCORRETO afirmar:
a) No período denominado como neolítico dá-se a descoberta e o controle do fogo, uma das maiores conquistas desse período, que permitiu aos seres humanos a fundição dos metais.
b) De modo bem geral, o período paleolítico está para as sociedades de caçadores-coletores assim como o período neolítico está para a agricultura e a criação de animais.
c) Tanto o termo paleolítico quanto o neolítico referem-se à forma de tratamento da pedra.
d) O período denominado como paleolítico se inicia há aproximadamente 4 milhões de anos, e se estende até cerca de 10000 anos.
e) O período denominado como neolítico se inicia há aproximadamente 8000 a.C. e se estende até, aproximadamente, 4000 a.C.
Questão 4:
(IBADE) A partir da segunda metade do século XX, o termo Pré-história passou a ser cada vez mais questionado por historiadores que, em seu lugar, têm utilizado "História dos povos sem escrita".
Sobre o referido debate entre historiadores, é correto afirmar que o termo Pré-história é rejeitado porque:
a) enfatiza a arqueologia e a paleontologia, cujos estudos dependem de custosas escavações e análise de fósseis.
b) possui conteúdo mistico. evolucionista e preconceituoso, típico das Ciências Humanas do século XIX.
c) supervaloriza os povos dotados de escrita, compreendendo apenas estes como passíveis de produzir História.
d) impede os estudos dos povos cujas sociedades não desenvolveram a escrita.
e) iguala povos bárbaros e selvagens aos povos portadores de cultura.
Questão 5:
(Enem)
A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial
Gabarito:
Questão 1:bQuestão 2:d
Questão 3:aQuestão 4:c
Questão 5:c
Fonte: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-a-...