​Iluminismo

​Iluminismo

​Iluminismo

O iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa, incialmente na França, principalmente no século XVII, que graças a popularização dessas ideias, ficou conhecido até atualidade como “Século das Luzes”. Essa linha de pensamento tem como base o uso da razão sob as ideias religiosas para solucionar os problemas da sociedade.

Os filósofos desse período e com essa linha de pensamento acreditavam que podiam reestruturar as sociedades que viviam sob a sistema monárquico, também defendiam o uso da razão sob a religião e tudo que a englobava como a fé e a doutrina e almejavam que o pensamento crítico (a racionalidade) se estendesse para toda as áreas do saber humano. Outro ponto de crítica desses pensadores eram os privilégios da nobreza e do clero, esse aspecto teve grande influência na Revolução Francesa.

A instituição mais atacada pelos Iluministas era a Igreja Católica, pois nesse período a Igreja estava profundamente atrelada ao governo e as decisões econômicas o que na visão dos filósofos do Iluminismo atrasava os avanços dos pais que estavam ligados ao Antigo Regime (monárquicos) e dessas sociedades também.

Além de atacar a Igreja, esses pensadores também acreditavam que todos os indivíduos tinham dentro de si a crença em um ser divino (Deus) por tanto era seguro usar a inteligência e a ciência para compreender a essência desse ser divino.

A essência do Iluminismo se baseia na liberdade do ser humano e em verdade absolutas, ou seja, nas leis naturais, que segundo esses pensadores a humanidade tem na sua essência um conjunto de valores que o torna um ser dotado de bondade e as falhas na construção da sociedade retiraram esse valores do ser humano. Esses aspectos faziam com que os iluministas defendessem que o Antigo Regime tivesse fim pois criava muitas injustiças e em seu lugar houvesse instituições preocupadas com a libertada e justiça na sociedade.

Então as principais características do Iluminismo são: defesa do saber, da racionalidade sob a fé, oposição ao Antigo Regime com base na ideia de que a monarquia cria diferenças, defesa da liberdade individual.

Os principais dispersores desses ideais foram: Jonh Locke(1632-1704); Voltaire (1694-1778); Jean-Jacques Rousseau (1712-1778); Montesquieu (1689-1755); Denis Diderot (1713-1784); Adam Smith (1723-1790); entre muitos outros.

Com essas ideias o Iluminismo se expandiu pelo mundo e influenciou várias revoltas burguesas como: a Revolução Francesa, algumas independências na América Latina e a independência dos estados Unidos.

Imagem 1: Filósofos iluministas discutindo o novo movimento intelectual

Referencia da imagem:

Imagem 1: https://blog.mackenzie.br/6-filosofos-iluministas-essenciais-para-o-vestibular/

Questões de Enem e vestibular:

Questão 1:

O Iluminismo ou Ilustração foi uma escola filosófica que criticava abertamente o poder absoluto dos reis. No entanto, os próprios iluministas propunham um novo sistema político que consistia:

a) Na limitação do poder real através da Constituição e das leis municipais.
b) Na divisão do poder absoluto em três ramos distintos, mas interligados no Executivo, Legislativo e Judiciário.
c) Na criação de uma Assembleia de Notáveis em cada país cuja função seria fiscalizar o poder do rei e assim evitar abusos.
d) Na supressão da figura do monarca e sua substituição por uma democracia direta eleita por sufrágio universal.

Questão 2: Leia o trecho abaixo sobre o liberalismo econômico:

"Na base do pensamento liberal estava a crença que o mercado, livre de regulações e restrições, teria um funcionamento perfeito: uma espécie de mão invisível fazia que as relações entre consumidores e produtores, movidos pelo próprio interesse, convergissem ao interesse geral."

Adaptado de “El liberalismo económico y el fin de la economia moral”, La Marea, consultado em 15.07.2020.

Assinale a alternativa que descreve qual seria o papel do Estado, segundo o liberalismo econômico:

a) O Estado seria mais um dos agentes econômicos e deveria se unir ao mercado a fim de criar um ambiente propício ao crescimento social.
b) Caberia ao Estado fixar preços, regular a produção e plantio, intervir na distribuição de alimentos, porém deixar as atividades industriais ao mercado.
c) O Estado, na figura do Poder Judiciário, seria o mediador entre os interesses do mercado e da população.
d) A função primordial do Estado consistiria em cuidar do funcionamento do mercado, porém sem se intrometer através de regulamentações excessivas.

Questão 3:

(Cesgranrio) O movimento conhecido como Ilustração ou Iluminismo marcou uma revolução intelectual, ocorrida na sociedade europeia ao longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu âmbito intelectual, expressou a:

a) negação do humanismo renascentista baseado no experimentalismo, na física e na matemática.
b) aceitação do dogmatismo católico e da escolástica medieval.
c) defesa dos pressupostos políticos e das práticas econômicas do Estado do Antigo Regime.
d) consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.
e) supremacia da ideia de providência divina para a explicação dos fenômenos naturais.

Gabarito:

Questão 1:bQuestão 2:dQuestão 3: d



Mais Notícias