​Idade_Média

​Idade Média

​Idade Média

A idade média é o período entre 476 e 1453 d.C., isso é, entre os séculos V e XV. Esse período também é conhecido como Idade das trevas, pois várias adversidades afetaram a humanidade, como longos períodos de fome e doenças que se espalhavam rapidamente.

Esse período tem início com a queda do império romano do ocidente, e as invasões nórdicas que gerou a ruralização da Europa, ou seja, as pessoas saíram das cidades e então foram trabalhar em terrar “cedidas” por seus donos, para ter sustento, dando início assim aos feudos.

O feudalismo é uma organização social, política, econômica e cultural na qual um dono de terras cede partes das suas terras para outras pessoas plantarem em troca do pagamento de impostos, que levavam grande parte da colheita dos súditos. Os impostos mais comuns eram: Talha, uma porcentagem referente ao que foi produzido pelos camponeses; corveia, trabalho não remunerado nas terras do senhor feudal; banalidades, o pagamento pelo uso de algum mecanismo do feudo como moinho; mão-morta, caso a família continuasse usando a terra após a morte do chefe da casa e a capitação, que é o imposto anual pago ao senhor feudal.

Nesse período houve também um grande fortalecimento da Igreja católica, que passou a ser a religião oficial desde o fim do império romano, então os dogmas da religião governam a vida das pessoas.

A sociedade desse período era hierárquica e muito rígida de forma de que dificilmente alguém mudaria de posição, as principais eram: A nobreza, os detentores de terras e de prestigio social e deviam (de acordo com a mentalidade medieval) proteger a seus súditos; o clero, os membros da igreja católica, um lugar privilegiado na sociedade; camponeses, a classe menos privilegiada que sustentava o sistema feudal com seu trabalho e os altos impostos.

O acordo de fidelidade entre o suserano (rei) e os vassalos (nobres) era chamado de vassalagem, que era cessão de terras por parte do rei para um nobre usar como feudo e em troca esse devia auxiliar na execução da justiça, administração do reino e na guerra, se necessário.

Os locais onde o feudalismo aconteceu, em sua forma plena e clássica foram: França, Alemanha, norte da Itália e Inglaterra, segundo o mapa atual.

Um dos fatos mais conhecidos durante a Idade Média é a Peste Negra ou a Peste Bubônica que até o momento era a maior epidemia que já havia acontecido na Europa. A Peste foi causa por um bacilo chamado Yersinia pestis na segunda metade do século XIV, nesse período aproximadamente 1/3 da população europeia morreu em virtude da peste.

Como já foi dito anteriormente, a Igreja tinha uma influência enorme na mentalidade desse período, então inicialmente a peste não foi vista como um problema de saúde, mas como um castigo divino, no qual as pessoas que não seguiam o que Deus mandava acabavam doentes e mortas.

A doença teve origem Ásia e chegou a Europa por meio das caravanas de comercio e se proliferou, inicialmente pelas pulgas dos ratos que estavam infectadas. As vila medievais tinham condições de moradia e higiene muito precárias o que facilitou a multiplicação dos ratos e de suas pulgas que aos morder as pessoas as infectavam, mas com o aumento do numero de casos a doença começou a se espalhar por via aérea, por meio da respiração e de espirros. A medicina desse período era muito precária e a melhor medida encontrada para diminuir o número de infectados foi a quarentena, que na época era apenas prender as famílias com os sintomas dentro de casa por cerca de três semanas, e assim, gradativamente o número de doentes diminuiu.

Voltando a falar da Igreja nesse período, houve também a Inquisição que tinha como objetivo acabar com as novas seitas religiosas que surgiam cada vez mais, então qualquer um que não professasse a fé cristã era acusado de herege. Esse movimento teve início em 1231 com o Papa Gregório IX, enquanto a Santa Inquisição atuou na Itália, na Alemanha, em Portugal e na França as penas eram mais brandas, em geral apenas a excomunhão, ou seja, a perca do direito de comungar e ser católico. Em 1252 a tortura foi liberada pelo papa para arrancar confissões dos acusados.

Em alguns lugares como na Espanha a Inquisição se estendeu até o século XIX com o uso morte na fogueira como pena para os hereges, a prisão perpetua e a confissão de bens o que fez a inquisição um negócio muito rentável para o Igreja.

Por fim, é necessário falar das Cruzadas que tem importante papel no desaparecimento dos feudos. As Cruzadas foram expedições militares entre os séculos XI e XII com o objetivo de reconquistar a Palestina, nesse momento chamada de Terra Santa, para a criação de reinos cristãos.

A Palestina estava ocupada por muçulmanos desde 636, e esses estavam em expansão pela Europa, então surgiu o interesse da Igreja em voltar a ter o controle da Terra Santa. Então o Papa Urbano II convocou os cristãos para ir a palestina derrotar os “infiéis” e assim tirar atenção de pequenos conflitos internos entre os fiéis católicos.

Ao todo aconteceram nove cruzadas, apenas a primeira teve sucesso, mas momentâneo, pois logo a Palestina foi retomada pelos muçulmanos. Aos poucos as Cruzadas foram perdendo seu caráter religioso e se tornando comercial, sendo assim movimentando a economia e criando pequenas cidades, dando início a um novo processo de urbanização.

O fim da Idade Média tem intima relação com os acontecimentos já citados: as Cruzadas que deram início a novas cidades e as Peste que desencadeou uma crise, a Crise do século XIV. Além desses fatos, houveram avanços tecnológicos que aumentaram a produção agrícola gerando assim excedente para o comércio mas na sequencia houveram anos ruim e mudanças climáticas que fizeram com que as colheitas fossem ruins e gerassem grandes fomes que levaram a um êxodo rural muito grande.

Imagem 1: foto atual de um pequeno feudo italiano.

Imagem 2: Pirâmide social da Idade média

Referência das imagens:

Imagem 1: https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/as-15...

Imagem 2: https://www.todamateria.com.br/sociedade-feudal/

Questões de Enem e vestibular

Questão 1:

Leia o trecho a seguir:


Esse período do ano mil e das décadas seguintes é um período essencial para a reestruturação social e política do espaço da cristandade, e esta reestruturação deixou na organização territorial da Europa marcas profundas. Dada a importância do castelo feudal nesta nova organização, os historiadores, para designá-la, tomaram uma palavra italiana no grande livro de Pierre Toubert sobre o Latium medieval: o incastellamento, o encastelamento.

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 78.

A palavra utilizada por Jacques Le Goff ,a partir da nomenclatura estabelecida por Pierre Toubert, está relacionada com:

a) Renascimento comercial.

b) Feudalização.

c) Surgimento dos burgos.

d) Peste negra.

e) Centralização monárquica.

3. (Fatec-SP) Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:

a) A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas.

b) Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos.

c) Vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.

d) A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos.

e) As relações de produção eram escravocratas.

(Vunesp) “Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e chefe mais próximo. De escalão em escalão, os nós assim formados uniam, tal como se se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, os menores e os maiores. A própria terra só parecia ser uma riqueza tão preciosa por permitir obter ‘homens’, remunerando-os." (Marc Bloch. A sociedade feudal.)

O texto descreve a:

a) hierarquia eclesiástica da Igreja Católica;

b) relação de tipo comunitário dos camponeses;

c) relação de suserania e vassalagem;

d) hierarquia nas corporações de ofício;

e) organização política das cidades medievais.

(UFPA) O movimento das cruzadas foi essencial para o quadro das transformações por que a Europa passaria nos processos finais da Idade Média. Definida essa questão, é possível assegurar-se em relação ao movimento cruzadista que:

a) os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida européia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus.

b) em termos jurídicos, as cruzadas contribuíram para modificar o sistema da propriedade no feudalismo, já que difundiram o começo da propriedade dominante no Extremo Oriente.

c) os seus resultados abalaram seriamente o prestígio do papado, provocando, inclusive, a separação entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla, fato de implicações negativas para a autoridade clerical.

d) os efeitos sociais das cruzadas fizeram-se sentir principalmente sobre as relações de trabalho, já que os cruzados, ao retornarem do Oriente, defendiam a substituição da servidão pelo trabalho livre.

e) as exigências das expedições contribuíram decididamente para o recuo da dominação árabe no Mediterrâneo, abrindo os espaços para que as suas águas viessem a sustentar, mais tarde, parte das grandes rotas do comércio europeu.





Gabarito:

Questão 1:b Questão 2:c

Questão 3: cQuestão 4:e

Fonte: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercic...

https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/idade-media-exercicios-de-historia

Mais Notícias