​Guerra_Fria

​Guerra Fria

​Guerra Fria

A Guerra Fria até o momento foi o único evento capaz de polarizar o mundo. Esses dois polos eram: Socialismo dominante na União Soviética (URSS) e nos países que esse tinha influência e o capitalismo prevalecente nos Estados Unidos da América e nos países sob sua influência.

Esse conflito teve início com a consolidação do socialismo na Rússia, em 1917, após a Revolução Russa, mas só se tornou um problema para o mundo e uma “guerra” declarada após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Então entre 1947 e 1991 esse conflito esteve acontecendo, mas sem derramamento de sangue, já que era uma disputa apenas ideológica.

Entendemos como estopim para esse conflito de interesses, o discurso dado por Harry Truman (então presidente dos Estados Unidos) no qual pedia verba para combater o crescimento do comunismo na América, e colocando isso como função do governo americano. Esse discurso deu início ao Plano Truman que englobava varias medidas para conter a influencia soviética, inclusive a plano Marshall que tinha o objetivo de auxiliar a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial e assim aumentar a influência do sistema capitalista, os países já sob influência soviética foram proibidos de aderir a esse plano. Além disso o plano Truman tinha um discurso enganoso sob a política soviética, alegando que esse tinha uma política expansionista, sendo que nesse período a URSS pretendia apenas manter a influencia já consolidada e reconstruir seu país destruído pela guerra.

A maior preocupação do governo americano era que com a destruição que se encontrava na Europa, os países podiam aceitar a influencia da comunismo mais facilmente então foi semeado o discurso maniqueísta, que põem o capitalismo como algo extremamente bom e diz o contrario do socialismo, fazendo assim com que todos os países que passavam por dificuldades financeiras não cedessem a influência soviética.

Todos esses discursos e medidas para afetar negativamente a União Soviética tiveram um efeito contrário ao esperado, ao invés de apenas manter sua influencia já consolidada como era a intenção o governo socialista aderiu ao discurso maniqueísta, consolidando a polarização do globo.

Os anos de conflito político-ideológico foram marcados por alguns eventos como: a revolução chinesa que foi a resolução de uma guerra civil iniciada na década de 1920 entre nacionalistas e comunistas na qual teve fim em 1949 com comunistas sendo vistos como vitoriosos e implantando sua ideologia no pais, e fazendo com que os Estados Unidos investissem em países próximos como Japão e Coreia do Sul para que sua ideologia fossem implantada.

A Guerra Coreia que foi dividida entre Sul e Norte, sendo o primeiro capitalista e o segundo comunista. Entre 1945 e 1950 os dois países viveram em um clima de tensão que aumentou e em 1950 a Coreia do Norte tentou invadir a coreia do Sul afim de impor um governo comunista nesse país também, a URSS apoio o conflito às escondidas. O conflito teve fim em 1953, sem vitoriosos e a península da Coreia segue dividida até a atualidade.

A Crise dos misseis em Cuba foi o momento mais tenso de toda a Guerra Fria, pois após uma revolução nacionalista em 1959 Cuba decidiu se aliar a URSS apenas 3 anos depois, em 1962, então os soviéticos instalaram uma base de misseis em Cuba dando início a mais uma crise diplomática. Os misseis não apresentavam uma real ameaça os Estados Unidos, mas sujavam a imagem do presidente, então os Estados Unidos ameaçaram declarar guerra a União Soviética se os misseis não fossem retirados, em duas semanas o acordo foi efetuado e os misseis de Cuba foram retirados e os misseis da Turquia foram retirados pelos americanos.

A Guerra do Vietnã também marca esse período, aconteceu entre 1959 e 1975 o Vietnã do Sul e do Norte travaram uma guerra como a guerra das Coreias, mas nessa batalha os Estados Unidos se envolveu em favor do Vietnã do Sul mas em 1973 se retiraram do conflito derrotados, com varias vidas perdidas e sua economia bastante afetada, em 1975 a guerra tem fim e o Vietnã do Sul passa a pertencer ao Vietnã do Norte voltando a ser apenas Vietnã.

A Guerra do Afeganistão, que aconteceu em 1979 os soviéticos invadiram esse país a fim de apoiar o governo comunista já instalados contra as forças de rebeldes islâmicos e fundamentalistas, após uma década de luta e sua economia a beira de um colapso, os soviéticos se retiraram do país.

A Alemanha é foi um ponto muito importante durante a Guerra Fria, pois esse foi dividida entre Alemanha Ocidental, capitalista e Alemanha Oriental, comunista, e entre essas duas foi construído um muro, chamado de Muro de Berlim.

O aspecto mais lembrado desse período e que trouxe muitos avanços para a ciência mundial foi a corrida espacial, na qual a URSS e o Estados unidos iniciaram (sem declarar) uma disputa para que o homem pisasse na lua esse feito foi alcançado por uma americano em 1969 e no solo da Lua atualmente está hasteada uma bandeira dos Estados Unidos da América, mas a URSS foi o primeiro pais a por um ser vivo fora da orbita terrestre.

O Muro de Berlim ficou em pé por 30 anos, entre 1961 e 1991, sua altura era de 3.6 metros, e assim como sua construção marcou a polarização do mundo sua destruição marcou o fim da Guerra Fria e o fim da polarização do mundo.

Imagem 1: países que sofreram influência comunista e capitalista.

Imagem 2: Muro de Berlim

Referencias das imagens:

Imagem 1: https://brainly.com.br/tarefa/30439767

Imagem 2: https://www.todamateria.com.br/muro-de-berlim/

Questões de Enem e vestibular

Questão 1:

(IFC - adaptado) Disputando áreas de influência em várias regiões do mundo, soviéticos e estadunidenses geraram um período de graves tensões políticas, que ficou conhecido como Guerra Fria. Entre os principais alvos dos governos dos Estados Unidos e da União Soviética, nesse período, estavam os países subdesenvolvidos, como eram então chamadas as nações mais pobres da América Latina, da Ásia e da África. O período foi marcado por guerras em algumas regiões do planeta, alianças militares supranacionais, corrida militar nuclear armamentista e corrida espacial.

Fonte: COTRIM, G. História global. São Paulo: Saraiva, 2016, p.148.

Sobre a guerra fria, analise as seguintes afirmativas:

I. A Guerra da Coreia (1950-1953) determinou a seguinte divisão: Coreia do Norte socialista e Coreia do Sul capitalista.

II. Os Estados Unidos foram os primeiros a produzir e utilizar armas nucleares.

III. A corrida espacial foi marcada pelo pioneirismo soviético. A União Soviética foi o primeiro país a lançar um satélite artificial denominado Sputnik.

IV. No período da Guerra Fria surgiu a Internet, que, no início, era restrita aos militares estadunidenses.

V. Durante a Guerra Fria, ocorreu a Guerra do Vietnã. Os Estados Unidos, contando com o apoio do Vietnã do Sul, em 1975, conseguiram unificar o país por meio do socialismo, criando a República Democrática do Vietnã.

Assinale a alternativa CORRETA referente às afirmativas anteriores.

a) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.

b) Todas as afirmativas estão corretas.

c) Apenas a afirmativa IV está errada.

d) Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão erradas.

Questão 2:

A respeito da Guerra Fria, selecione a alternativa FALSA:

a) Otan e Pacto de Varsóvia eram os dos dois blocos de aliança militar que se formaram na Guerra Fria.

b) Em 1948, a União Soviética reconheceu a independência do Estado de Israel.

c) Os rebeldes afegãos que lutaram contra os soviéticos no Afeganistão foram treinados e armados com ajuda dos Estados Unidos.

d) Depois da Crise dos Mísseis, os Estados Unidos não cumpriram sua parte no acordo e mantiveram os mísseis na Turquia.

e) Os Estados Unidos tiveram participação nos golpes militares que aconteceram no Brasil e Chile.

Questão 3:

(CPCON) A Guerra Fria, iniciada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), polarizou o contraste ideológico entre o capitalismo e socialismo, aprofundando um cenário de disputa internacional por novas tecnologias, armas nucleares, poder econômico, político e militar. Aqueda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética (1991) são fatos que simbolizaram o fim da Guerra Fria.

Sobre o tema, é CORRETO afirmar:

a) Com o fim da bipolarização entre capitalismo e o socialismo, as diferenças econômicas e sociais entre os países ricos e países pobres terminaram, havendo uma hegemonia do capitalismo, que busca desenvolver o princípio da igualdade.

b) A Nova Ordem Mundial assinala o fim da bipolaridade entre União Soviética e Estados Unidos. Contudo, inicia-se uma nova guerra contra o terrorismo cujo principal objetivo é trazer a possibilidade de uma abertura de diálogo entre as grandes potências mundiais e os países periféricos.

c) Após a Guerra Fria, surge uma nova lógica internacional, com novos blocos econômicos regionais; Japão, União Europeia e China destacam-se como centros políticos e econômicos de poder. Além disso, a nova divisão internacional evidencia, sob o crivo econômico, a distinção entre os países do Norte desenvolvido e do Sul subdesenvolvido.

d) Está cristalizada a divisão Norte–Sul, sendo impossível nação subdesenvolvida tornar-se desenvolvida e vice-versa.

e) O Brics apresenta, frente à Nova Ordem Mundial, a polarização econômica que marcou o mundo após a Guerra Fria entre os países imperialistas e as nações neocoloniais.

Gabarito:

Questão 1:dQuestão 2:dQuestão 3:c

Mais Notícias