
Antiguidade grega
Antiguidade grega
A antiguidade clássica da Grécia é a mais lembrada e conhecida até hoje, os maiores legados desse período certamente são a ciência astronômica, matemática e a filosofia. A Grécia também ficou conhecida por seu poder militar, sua disciplina e expansão territorial.
As características citadas acima, representam as duas principais cidades-estados do império grego: Atenas e Esparta, sendo a primeira mais voltada para as artes, filosofia e astronomia e a segunda dedicada ao poder militar e expansão do território.
O império grego durou aproximadamente do século XX a.C. até I a.C, ou seja, podemos perceber que é um período bastante longo. Esse império tem sua duração dividida em cinco: Pré-homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.
O período Pré-Homérico acontece entre XX e XII a.C, e sua principal característica é a mistura étnica na ilha de Creta, nesse período a Grécia Continental é ocupada por civilização de aqueus, eólios, jônios e por fim os dórios. Os dórios, que são um povo guerreiros dispersou vários grupos humanos pelas ilhas do Mar Egeu e litoral da Ásia Menor, sendo considerada a primeira diáspora.
O período Homérico entre XII e VII a.C, nesse período a sociedade se organiza em genos, que são grandes famílias lideradas por um ancião. Essas comunidades (grandes famílias) foram chamadas de gentílicas, que inicialmente usavam suas terras de forma comunitárias, mas o crescimento demográfico fez com que isso mudasse e as terras fossem privatizadas; isso gerou uma crise nas comunidades gentílicas e uma segunda diáspora que originou a Magna Grécia.
O período Homérico recebeu esse nome em virtude do escritor Homero, autor de Odisseia e Ilíada, as primeiras obras literárias da humanidade.
A principal característica do período Arcaico (entre VIII e VI a.C) é o fortalecimento das cidades-estados, ou polis gregas. Como já citado antes, as de maior destaque foram Esparta e Atenas, a primeira conhecida por seu poder militar e sua sociedade hierarquizada de maneira rígida, já a segunda conhecida por seu desenvolvimento intelectual, pela expansão do comercio e pela criação de instituições políticas criadas.
Em Atenas podemos ver os primeiros passos da atual democracia, na qual dos cidadãos podiam participar, desde fossem homens com mais de 21 anos, filhos de pais e mães atenienses, eram excluídos do direito a cidadania: mulheres, estrangeiros e escravizados.
O período Clássico, que acontece entre os séculos V e IV a.C., é marcado pelo apogeu da sociedade grega, principalmente pelo grande desenvolvimento econômico e cultural. O período também é marcado por uma guerra entre gregos e persas, fazendo com que todas as cidades-estados se unissem para vencer os persas. A vitória grega trouxe grande desenvolvimento para o comercio ateniense, assim com o apogeu cultural, com a construção do Parthenon (templo de todos os deuses) e a produção filosófica de Platão e Aristóteles, que são importantes até a atualidade.
Por fim temos o período Helenístico, entre os séculos IV e I a.C., que sua principal característica é a Guerra do Peloponeso, que foi uma guerra entre as cidades- estados gregas e gerou o enfraquecimento de todo o império e posteriormente a dominação pelo império de macedônico, liderado por Alexandre Magno que pretendia fundir a cultura grega com as orientais, essa ideia ficou conhecida como helenismo.
Alexandre Magno teve uma morte precoce os 33 anos e seus herdeiros não tiveram sucesso com a fusão cultural, mas o império romano, dando assim um fim a Grécia Antiga.
A cultura grega foi assimilada pela cultura romana, que deu continuidade ao se legado e a fez chegar ate a atualidade. Essa cultura foi muito importante em outro período histórico, conhecido como Renascentismo.
Imagem 1: localização e domínios da Grécia.
Imagem 2: construção e organização dos genos dentro das cidades estados.
Referencia das imagens:
Imagem 1: https://br.pinterest.com/pin/774619204644353252/
Imagem 2: http://historiainnetjbr.blogspot.com/2016/06/grecia-periodo-homerico_91.html
Questões de Enem e vestibular
Questão 1
(Vunesp) Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.
Questão 2
(PUC-Campinas) A decadência da Grécia, que teve início a partir do século IV a.C., é explicada, entre outros fatores, pela
a) ausência de unidade política e pelas lutas entre as cidades-estados.
b) invasão dos cretenses na cidade de Troia e pela destruição da civilização micênica.
c) evolução da pólis que colaborou para o desenvolvimento do ideal da democracia na região do Peloponeso.
d) organização social das cidades-estados de Atenas e Esparta, estruturada no trabalho escravo dos indivíduos oriundos da Messênia.
e) postura isolacionista desenvolvida pelas cidades-estados sem condições de participar do comércio marítimo e logicamente, sem oportunidades de desenvolvimento econômico.
Questão 3
(UEMT) O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431-404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:
a)bizantinos
b)hititas
c)assírios
d)persas
e) macedônios
Questão 4
(UNIFESP) “Nunca temi homens que têm no centro de sua cidade um local para reunirem-se e enganarem-se uns aos outros com juramentos. Com estas palavras, Ciro insultou todos os gregos, pois eles têm suas ágoras [praças] onde se reúnem para comprar e vender; os persas ignoram completamente o uso de ágoras e não têm lugar algum com essa finalidade”.
(Heródoto, Histórias, séc. V a.C.)
O texto expressa
a) a inferioridade dos persas que, ao contrário dos gregos, não conheciam ainda a vida em cidades.
b) a desigualdade entre gregos e persas, apesar dos mesmos usos que ambos faziam do espaço urbano.
c) o caráter grego, fundamentado no uso específico do espaço cívico, construído em oposição aos outros.
d) a incapacidade do autor olhar com objetividade os persas e descrever seus costumes diferentes.
e) a complacência dos persas para com os gregos, decorrente da superioridade de seu poderio econômico e militar.
Gabarito:
Questão 1:bQuestão 2:a
Questão 3: eQuestão 4:c