
Grande Depressão
Grande Depressão
Também conhecida como Crise de 29, foi a maior crise do sistema capitalista que já aconteceu, atingindo principalmente os Estados Unidos, mas atingiu todos os países com o mesmo sistema e teve consequências até 1939, com desdobramentos sociais e políticos.
As principais causas dessa crise foram: e Europa havia se estabelecido novamente após o fim da Grande Guerra e não precisava mais do produtos nem dos empréstimos americanos, assim como a indústria que continuava em ritmo acelerado mas o consumo havia reduzido então criavam estoques para quando o preço melhorasse e por fim muitas pessoas e empresas começaram a investir na bolsa de valores de Nova York e compensavam seu déficits com a demissão de funcionários. Todos esses fatores levaram a Crise e a quebra da bolsa de valores de Nova York.
A Quebra da Bolsa de Valores aconteceu pois devido a excessiva especulação as ações perderam valor, isso aconteceu em 24 de outubro de 1929, que ficou conhecido como “Quinta-feira Negra”. E desencadeou um agravamento da crise, pois o desemprego se generalizou ou houve uma severa redução de salários o que diminuiu o consumo e gerou um ciclo, forçando a baixa de preços. Muitos bancos que haviam dado empréstimos faliram, assim diminuindo a oferta de crédito e fazendo com que mais empresários fechassem as portas, e gerasse ainda mais desemprego.
Os países mais afetados pela quebra da bolsa de valores e da crise do sistema capitalista foram: Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália e o Reino Unido. Essa crise fortaleceu a ascensão de regimes totalitários em alguns países, como o nazismo na Alemanha e o fascismo na Itália.
A américa latina sentiu o impacto na crise na sua economia exportadora, que era voltada para matérias primas. Mas durante a década seguinte houve investimentos que diversificaram as indústrias da américa latina. Já no Brasil a crise teve um grande impacto pois o único produto exportado era o café, que já havia tido uma queda no preço devido a ótima colheita, mas no inicio do ano a saca de café valia em media 200 mil reis, no fim do mesmo ano valia apenas 21 mil reis, isso aconteceu porque o café não era produto de primeira necessidade e a crise fez com que ele fosse pouco consumido. Ainda no Brasil a grande depressão fez com que as oligarquias perdessem poder e alavancou a subida de Getúlio Vargas ao poder.
O plano de governo que salvou a economia nesse momento foi chamado de New Deal e também foi usado em outras economias em crise, na prática esse plano previa a intervenção do governo na economia controlando as produções agrícola e industrial a fim de controlar os preços.
Outra atitude governamental que facilitou a reorganização financeira dos Estados Unidos foi o grande número de obras públicas como estradas e ferrovias, o que gerou milhões de empregos e voltou a aquecer a economia.
Aos poucos as consequências da Grande Depressão foram sendo sanadas mas seus resquícios só sumiram realmente durante a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos importou muitos produtos para a Europa, que teve sua capacidade de produção lesada devido aos conflitos.
Imagem 1: Senhores pedindo emprego devido à escassez dele.
Imagem 2: Homem vendendo seu automóvel por 100 dólares, após perder sua loja.
Referencias das imagens:
Imagem 1: https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=371
Imagem 2: https://www.todamateria.com.br/crise-de-1929/
Questões de Enem e vestibular
Questão 1: A chamada Crise de 1929 caracterizou-se por um colapso no sistema financeiro mundial no período dos entreguerras, isto é, no intervalo entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Tal crise também é identificada com:
a) a Guerra Franco-Prussiana.
b) a quebra da Bolsa de Valores de São Paulo.
c) a Guerra Civil Americana.
d) a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.
e) a Independência dos Estados Unidos.
Questão 2: Para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos lançou o programa intitulado:
a) Pacto de Varsóvia
b) New Deal
c) Acordo de 1931
d) Projeto Manhattan
e) Plano Marshall
Questão 3:
(Fatec-SP) Entre os fatores que ocasionaram a crise de 1929 nos EUA destaca(m)-se:
a) o protecionismo rígido, a escassez de crédito bancário e a superprodução.
b) a saturação do mercado, a crise na agricultura e o crash da bolsa de Nova York.
c) a superprodução, a saturação do mercado e a expansão desmedida do crédito bancário.
d) a adoção de programas de construção de obras financiadas pelo Estado para minorar o desemprego.
e) a excessiva oferta de terras e o protecionismo rígido.
Gabarito:
Questão 1:aQuestão 2:bQuestão 3:c