
Era Napoleônica
Era Napoleônica
A Era Napoleônica, compreende o período entre o golpe da Napoleão Bonaparte no governo francês até seu exilio na ilha de Santa Helena, onde faleceu. Napoleão Bonaparte tem um período da História dedicada aos seus feitos, pois como veremos suas atitudes e suas guerras mudaram o rumo de muitas civilizações no mundo.
Napoleão se destacou ainda jovem, como general do exercito durante a revolução francesa, pois suas habilidades para a guerra eram vistas de varias formas principalmente nas mudanças no feitas por ele no exército, como os incentivos, profissionalismo e sentimento de nacionalismo, que até o momento não existia em exércitos compostos por pessoas comuns o sentimento de nação, apenas nos exércitos de aristocratas.
O destaque de Napoleão no exército fez com que ele ganhasse apoio da burguesia francesa (os girondinos) para tomar o poder e terminar com o Diretório, o que aconteceu quando os jacobinos pediram ajudar para não perder seu poder. Esse golpe dado por Napoleão Bonaparte ficou conhecido como Brumário 18, esse nome faz referência ao calendário revolucionário e pode ser encontrado como 18 de Brumário também. Napoleão prometeu devolver o governo da França aos revolucionários, mas no ano seguinte, publicou uma nova constituição na qual aumentava o poder executivo e dava o cargo de cônsul vitalício a Napoleão.
Em 1804, na Catedral de Notre Dame, Napoleão coroou-se imperador da França, esse ato foi muito marcante pois demonstra a independência que esse imperador teve já que até então era o papa quem coroava os imperadores. A partir desse momento o novo imperador começou uma serie de mudanças na França, como reformas no clero quase controlando a Igreja Católica; a instituição de um novo código civil; e o mais notável feito de Napoleão: expansão territorial.
Como o dito, Napoleão usou muita energia para conquista território e aumentar os domínios franceses, mas após dominar as civilizações o exército dizia que estava “libertando-os” da monarquia, do Antigo Regime, que era comum na Europa nesse momento.
O Império Britânico se tornou um problema para Napoleão pois além de ser um conjunto de ilhas, tinha uma marinha muito bem treinada e com prestigio mundial, então Napoleão precisou mudar suas técnicas, e bloqueou o comercio/economia da Inglaterra, isso ficou conhecido como “Bloqueio Continental”, para isso o imperador francês pressionou as nações que estavam sob seu domínio a não estabelecer, ou romper, seus laços econômicos com a Inglaterra, Portugal não cedeu a isso e foi invadido por Napoleão e seu exército, e sua família real fugiu para o Brasil, nesse momento, colônia.
Entre 1813 e 1815 o império de Napoleão foi perdendo seu prestígio pois alguns países como Rússia, Prússia, Áustria e Reino Unido foram bastante resistentes ao seu domínio, e a manutenção do exército exigia muito da França. Na Batalha de Waterloo, Napoleão Bonaparte saiu derrotado e a dinastia Bourbon foi restaurada, com a posse de Luis XVIII, e então Napoleão foi exilado na ilha de Santa Helena, onde permaneceu até sua morte em 1821.
Imagem 1: Napoleão Bonaparte
Imagem 2: Território conquistado por Napoleão Bonaparte
Imagem 3: Napoleão Bonaparte em pintura segundo o imaginário popular.
Referência das imagens:
Imagem 1: https://www.todamateria.com.br/napoleao-bonaparte/
Imagem 2: https://maestrovirtuale.com/guerras-napoleonicas-a...
Imagem 3: https://www.historiadetudo.com/era-napoleonica
Questões de Enem e vestibular
Questão 1:
(IBMEC-SP) A expansão napoleônica no século XIX influenciou decisivamente vários acontecimentos históricos no período. Entre esses acontecimentos, podemos destacar:
a) A Independência dos Estados Unidos. Com a atenção da Inglaterra voltada para as batalhas com a marinha napoleônica, os colonos americanos declararam sua independência, vencendo rapidamente os ingleses.
b) A formação da Santa Aliança, um pacto militar entre Áustria, Prússia, Inglaterra e Rússia que evitou a eclosão de movimentos revolucionários na Europa e impediu a independência das colônias espanholas e inglesas na América.
c) A Independência do Brasil. Com a ocupação de Portugal pelas tropas napoleônicas, houve um enfraquecimento da monarquia portuguesa que culminou com as lutas pela independência e o rompimento de D. Pedro I com Portugal.
d) A Independência das colônias espanholas. Em 1808, a Espanha foi ocupada pelas tropas napoleônicas ao mesmo tempo em que se difundiam os ideais liberais da Revolução Francesa que inspirou as lutas pela independência.
e) O Congresso de Viena. A França de Napoleão assinou um pacto com a Áustria, Inglaterra e Rússia cujo objetivo maior era estabelecer uma trégua e reorganizar todo o mapa europeu.
Questão 2
Qual foi o principal motivo que obrigou Napoleão Bonaparte a empreender uma guerra contra o Império Russo em 1812?
a) A irrupção da Revolução Russa, comandada por Vladimir Lenin.
b) A tentativa do Império Russo de se apropriar das províncias italianas do Império Francês.
c) O fato de o Império Russo ter descumprido o Bloqueio Continental.
d) A formação da aliança comercial entre o Império Russo e o Império Português.
e) A ocupação russa da ilha de Córsega, terra natal de Napoleão.
Questão 3:
Em 1804, Napoleão Bonaparte instituiu o Código Civil Napoleônico, que garantia, por lei, os valores da burguesia. Entre esses valores estavam:
a) as liberdades individuais, a garantia da autoridade da Igreja sobre as diretrizes do Estado e a manutenção dos privilégios aristocráticos.
b) a abolição da servidão, a abolição da propriedade privada e a instituição de comunas rurais.
c) as liberdades individuais, o Estado laico, a proteção do direito de propriedade e a abolição da servidão;
d) a intervenção do Estado na economia, a liberdade de crença religiosa e a proteção do direito de propriedade.
e) N.D.A. Napoleão não instituiu nenhuma modificação no que se refere aos valores burgueses. Apenas manteve a mesma estrutura que vigorava no Antigo Regime.
Gabarito:
Questão 1:dQuestão 2:cQuestão 3:c