
Descobrimento do Brasil
Descobrimento do Brasil
Em 22 de abril de 1500, Pedro Alvares Cabral e sua tripulação chegaram as terras brasileiras e ficaram aqui até dia 02 de maio do mesmo ano, quando zarparam em direção a Índia, o objetivo principal da expedição.
A américa já havia sido descoberta antes e Portugal já tinha interesse nessas terras pois em 1493, a disputa diplomática entre Espanha e Portugal para definir de quem eram as américas resultou, incialmente, na redação de uma bula papal, conhecida como Bula Inter Caetera, mas os portugueses não ficaram satisfeitos e negociaram diretamente com os espanhóis que resultou na assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494, que definia seria traçada uma linha imaginaria a 370 léguas do arquipélago de Cabo Verde, as terras a Oeste seriam da Espanha e a Leste de Portugal.
Na manhã do dia 22 de abril, a expedição de Cabral viu pássaros o que é um indicativo de terra próxima, e antes do anoitecer foi visto o Monte Pascoal. No dia 23 do mesmo mês um bote veio em direção ao continente e houve um primeiro contato com os indígenas, que se mostraram bastante pacíficos.
No dia 26 de abril, foi realizada a primeira missa no território brasileiro pelo frei Henrique de Coimbra em virtude do Dia da Pascoela celebração que acontecia uma semana após a pascoa.
A divisão do território americano, o descobrimento do Brasil e o contato com os indígenas não trouxe significativas mudanças para a américa nas três décadas seguintes, apenas algumas pequenas expedições para a extração de pau-brasil, que se tornou precioso para a indústria têxtil portuguesa/europeia.
Imagem 1: pintura da chegada dos portugueses ao Brasil.
Imagem 2: Pau-Brasil, o principal produto extraído do pais antes de sua colonização.
Referencias das imagens:
Imagem 1: https://escolaeducacao.com.br/descobrimento-do-bra...
Questões de Enem e vestibulares
Questão 1
(Mackenzie) Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (…) Náufragos Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno)
Este contato amistoso entre brancos e índios era preservado:
a) pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese.
b) até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.
c) pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação.
d) em todos os períodos da História Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como "o bom selvagem e forte colaborador da colonização".
e) sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e a escravidão.
Questão 2
(UFSM) Sobre a organização econômica, social e política das comunidades indígenas brasileiras, no período inicial da conquista do território pelos portugueses, é correto afirmar:
I. Os nativos viviam em regime de comunidade primitiva, em que a terra era de propriedade privada dos casais e os instrumentos de trabalho eram de propriedade coletiva.
II. A divisão das tarefas era por sexo e por idade; as mulheres cozinhavam, cuidavam das crianças, plantavam e colhiam; os homens participavam de atividades guerreiras, da caça, da pesca e da derrubada da floresta para fazer a lavoura.
III. A sociedade era organizada em classes sociais, sendo o excedente da produção controlado pelos chefes das aldeias, responsáveis pela distribuição dos bens entre os indígenas.
IV. Os indígenas brasileiros não praticavam o comércio pois tudo que produziam destinava-se à subsistência, realizando apenas trocas rituais de presentes.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas III.
d) apenas IV.
e) apenas II e IV.;
Questão 3
(FGV-SP) Com relação aos indígenas brasileiros, pode-se afirmar que:
a) os primitivos habitantes do Brasil viviam na etapa paleolítica do desenvolvimento humano;
b) os índios brasileiros não aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura não por preguiça, e sim porque não conheciam a agricultura;
c) os índios brasileiros falavam todos a chamada “língua geral” tupi-guarani;
d) os tupis do litoral não precisavam conhecer a agricultura porque tinha a pesca abundante e muitos frutos do mar de conchas, que formaram os “sambaquis”;
e) os índios brasileiros, como um todo, não tinham homogeneidade nas suas variadas culturas e nações
Questão 4
Sobre o período chamado Brasil Colônia, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A esquadra de Pedro Álvares Cabral saiu da Espanha.
b) O monte que os portugueses avistaram foi chamado de Monte Pascoal.
c) Quando chegaram nas terras brasileiras os portugueses rezaram uma missa.
d) O escrivão da esquadra de Cabral era Pero Vaz de Caminha.
e) A motivação dos portugueses era conquistar novos territórios.
Gabarito:
Questão 1:bQuestão 2:e
Questão 3:eQuestão 4:a