
Crise do Século XIV
Crise do Século XIV
Esse momento da História marca o fim da Idade Média e tem como resultado e descobrimento das Américas e sua colonização.
A crise teve início nos últimos anos do século XIII com o esgotamento do solo e a baixa produtividade agrícola que associada ao crescimento populacional gerou períodos de grande fome. Um fator que agravou isso foi a falta de tecnologia agrícola que não era desenvolvida por haver excesso de mão-de-obra vinda dos camponeses, que também se tornou menos abundante com a excedo rural que se deu pelo início dos períodos de fome. Como se pode notar se criou um ciclo, que tornou a mão de obra cada vez mais escassa e a produção agrícola menor.
Entre 1315 e 1317 a Europa passou um grandes períodos de muita chuva que devastaram os campos e as colheitas e a fome que se instalou na Europa inteira favoreceu o alastramento de epidemias que associadas ao rigoroso inverno da região aumentou o índice de mortalidade para algo alarmante (cerca de 100 mortes para cada mil pessoas).
Com o aumento de mortes e expansão da Peste Negra muitas cidades ficaram abandonadas assim como as plantações e o sistema feudal entrou em colapso até ruir completamente. A situação da Europa se tornou ainda pior quando os reis da Inglaterra e França declaram guerra, dando inicio à Guerra dos Cem anos que aconteceu entre 1337 e 1453, a guerra aconteceu pelo domínio de terras, mas entre batalhas ora vencidas pela Inglaterra e ora pela França e períodos de trégua os nobres ficaram empobrecidos e os camponeses em uma situação de miséria ainda pior. A Guerra dos Cem anos teve fim com a assinatura do Tratado de Troyes.
Nesse período ainda temos revoltas camponesas que por serem mal organizadas e com um número pequeno de pessoas eram rapidamente sufocadas, mas sempre geravam muitos mortos.
Com o fim das epidemias e da fome, pois o clima se estabilizou e a produção agrícola voltou a ser suficiente para a população a economia e as cidades voltaram a aquecer-se e as manufaturas tiveram destaque geram assim um novo grupo social: a burguesia.
Esse novo grupo nesse momento, com poder aquisitivo aproximou-se dos reis, ajudou as coroas a se reorganizarem e voltarem a ter o prestigio e poder perdido durante as guerras e o fim do sistema feudal (pois os reis também eram senhores feudais e perderam riquezas com a ruina do sistema), dando assim início aos Estados Nacionais.
Em troca desse apoio a burguesia fez com que os Estados Nacionais dessem inicio as navegações para expansão comercial, inicialmente para a África e Ásia, mas em 1500 por acidente, ou não, Cristóvão Colombo chegou as Américas e 30 anos mais tarde houve o início da colonização,
Imagem 1: o início das grandes navegações, segundo o imaginário da época
Imagem 2: novas rotas descobertas nesse período.
Imagem 3: Instrumentos desenvolvidos para as navegações
Referência das imagens:
Imagem 1: https://universoracionalista.org/as-grandes-navegacoes-foram-o-primeiro-passo-para-a-globalizacao/
Imagem 2: https://www.sohistoria.com.br/ef2/navegacoes/
Imagem 3: https://www.slideshare.net/Nefer19/as-grandes-navegaes-7-ano-2016
Questões de Enem e Vestibular
Questão 1: A respeito da crise do século XIV, selecione a alternativa INCORRETA.
a) O século XIV ficou marcado por colheitas ruins que propagaram fome pela Europa.
b) Houve rebeliões de trabalhadores tanto nas cidades quando no campo.
c) Cerca de 1/3 da população europeia morreu por conta da peste negra.
d) As guerras foram um fator que difundiu pobreza e morte nesse século de crise.
e) A peste negra foi levada à Europa por meio do contato dos nórdicos com o Reino de Rus, reino na região da atual Ucrânia.
1
- (UFPE) A crise do sistema feudal acelerou-se no século XIV. Esta
crise manifestou-se de várias maneiras. Assinale a alternativa
incorreta.
a)
Devido à forma de exploração utilizada durante toda a Idade Media
houve esgotamento do solo e conseqüentemente a produção agrícola
diminuiu.
b)
A queda da produção agrícola teve como conseqüência imediata a
subida dos preços.
c)
Com a falta de produtos os mercados tendiam a fechar nas cidades e a
fome atingiu também a população do campo.
d)
Neste período a peste negra assolava em toda a Europa
causando a morte da população.
e)
Com a diminuição da taxa de crescimento populacional os preços
tenderam a baixar e os senhores feudais e nobres mantiveram seu padrão
econômico.
Para se compreender historicamente o contexto em que se iniciou as práticas de navegações europeias que resultaram no que ficou conhecido como as Grandes Navegações, o autor do texto Grandes Navegações diz que é necessário fazer a associação entre algumas situações históricas. Indique qual das alternativas abaixo está correta.
a) renascimento cultural, fortalecimento dos senhores feudais e formação dos Estados Nacionais.
b) reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.
c) reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da nobreza.
d) controle dos mercados marítimos pelos árabes, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.
Sobre as características das Grandes Navegações do século XV, indique a alternativa incorreta:
a) Em 1434, o navegador Gil Eanes ultrapassou o Cabo do Borjador, abrindo portas para a conquista lusitana sobre o litoral africano.
b) Desde o século XII, a entrada dos produtos orientais se dava pelo monopólio exercido pelos comerciantes italianos e árabes no Mar Mediterrâneo. Com o objetivo de superar a dependência para com esses atravessadores, Portugal promoveu esforços para criar uma rota que ligasse diretamente os comerciantes portugueses aos povos do Oriente.
c) Como consequência das várias expedições realizadas pelos portugueses na costa ocidental do continente africano, o navegador Vasco da Gama conseguiu chegar à cidade indiana de Calicute em 1498, e voltou a Portugal com uma embarcação cheia de especiarias.
d) Ao mesmo tempo em que Portugal despontou em sua expansão marítima, a Espanha, mesmo envolvida no processo de expulsão dos mouros da Península Ibérica, acompanhou os portugueses nas expedições marítimas. O fim da chamada Guerra de Reconquista foi apenas mais um passo para o fortalecimento dos espanhóis na corrida de expansão marítima.
e) A rivalidade entre Portugal e Espanha pela exploração das novas terras descobertas levou ambos os reinos a assinarem tratados definidores das regiões a serem dominadas por cada um deles. Em 1493, a Bula Intercoetera estabeleceu as terras a 100 léguas de Cabo Verde como região de posse portuguesa. No ano seguinte, Portugal solicitou o alargamento das fronteiras para 370 léguas de Cabo Verde, instituindo o Tratado de Tordesilhas.
Gabarito
Questão 1: eQuestão 2: e
Questão 3:bQuestão 4:d
Fonte: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercic...