​Colonização_da_América

​Colonização da América

​Colonização da América

A colonização do continente americano aconteceu logo depois da descoberta do território, na expedição seguinte já foi feito um assentamento no atual Haiti, no qual todos os homens foram mortos e o assentamento destruído. Na viagem seguinte, se fez o assentamento de La Isabela, com cerca de 1200 homens.

Após esse momento os conflitos entre os espanhóis e os nativos se intensificou pois os indígenas começaram a ser cada vez mais violentados, de modo que suas mulheres eram sequestradas e seus homens escravizados, usando a justificativa de que as pessoas das tribos locais se recusavam a trabalhar o suficiente para sobreviver nesse continente.

A américa recebeu esse nome em homenagem a Américo Vespúcio que foi uma das primeiras pessoas a perceber que a terra encontrada por Colombo não se tratada da Ásia, mas de um novo continente.

Os colonizadores da América, fossem trabalhadores com conta própria ou a serviço de empresas mercantis, tinha o objetivos de vender itens valiosos para a Europa como: ouro e prata da América central, pele de animais da América do norte e inicialmente Pau-Brasil da América do Sul e posteriormente metais preciosos também.

Como foi dito anteriormente, foram extraídos metais preciosos da américa central e do sul, mas essas riquezas não foram encontradas no primeiro momento, os espanhóis perceberam que havia ouro e prata no Novo Continente porque os objetos utilizados em e rituais religiosos das civilizações já existentes eram feitos de ouro. Com essa descoberta os nativos foram obrigados a mostrar de onde os metais eram extraídos, levando assim os colonizadores até as minas, a mais conhecida delas foi Potosí.

Potosí foi a mina mais explorada da América do Sul, localizada na Bolívia, era a principal fonte de prata descoberta até 1545, a mineração era feita por indígenas e africanos escravizados, assim como possíveis sobreviventes nativos. Os relatos espanhóis dizem que a prata vertia das paredes e parecia infinita, mas como era previsto, quando a prata acabou o local ficou abandonado, virando posteriormente ponto turístico. As minas de mineração era o pior trabalho para os escravizados pois os riscos eram muitos, como desabamento de paredes e inalação de toxinas, além da maior supervisão de seus proprietários para evitar o contrabando de prata.

Houve também uma expansão de possibilidades na agricultura, pois os espanhóis conheceram novos alimentos como: abóbora, abobrinha, milho, batata, amendoim e tabaco. Houve também contato com novos animais, como o porquinho da Índia e a lhama, tiveram seus nomes alterados.

Culturalmente já aderimos muitas coisas do que os europeus trouxeram, como a cana-de açúcar e o café, que tem papel muito importante na nossa história, vieram também os cavalos e o idioma, português, espanhol e inglês, pois as três nações fizeram parte da colonização que aconteceu na América inteira.

Os primeiros assentamentos espanhóis que realmente tiveram sucesso na América foram nas Antilhas em 1496, chamada de São Domingos que se tornou a capital da colônia conhecida posteriormente como Nova Espanha.

Desde a chegada até 1533, dois dos maiores impérios da América (incas e astecas) já haviam sido dizimados e os poucos sobreviventes foram sequestrados para trabalho forçado ou absorvidos por outras culturas. Em 1513 Vasco de Balboa atravessou todo o continente, na região da América Central, e foi o primeiro Europeu a ver o Oceano Pacífico das Américas.

Poucas décadas após o início da colonização, o resultado no continente era desastroso, pois a população local morreu de diversas formas, por exaustão, doenças trazidas pelos colonizadores, tentativas de fuga do trabalho forçado ou até mesmo suicídio.


Imagem 1: Tratado de Tordesilhas

Imagem 2: Mina de Potosí, durante sua exploração

Referencias imagens:

Imagem 1: https://suportegeografico77.blogspot.com/2020/05/t...

Imagem 2: https://collectgram.com/blog/o-grande-escandalo-de...

Mais Notícias