
Civilização Maia
Civilização Maia
A Civilização Maia é uma das muitas civilizações Pré Colombianas, ou seja, que já estavam aqui antes da chegada dos Europeus e foi uma sociedade quase se desenvolveu muito em vários aspectos. Esse império viveu entre 250 a.C e 900d.C
Os Maias foram uma civilização que se localizou principalmente onde atualmente é o México e a Guatemala, mas foram encontrados resquícios dessa civilização também em El Salvador, Belize e Honduras.
A religião desse povo era politeísta, acreditava em vários Deuses, havia também a crença de um “paraíso dos Deuses” chamado de Tamoahchan, onde os Deuses viviam. Acreditavam também que mundo e os fenômenos naturais eram governados por forças espirituais e pelo poder dos ancestrais.
A característica mais conhecido e marcante da religiosidade desse povo eram os sacrifícios humanos, que eles acreditavam que essencial essa prática para manter os deuses satisfeitos e assegurar o bom funcionamento do universo. Eram dadas em sacrifício: prisioneiros de guerras, pessoas que se entregavam voluntariamente e crianças criadas desde o nascimento para esse fim. Os rituais de sacrifício eram bastante violentos, normalmente os sacrificados eram decapitados ou tinha seu coração arrancado ainda vivos,
Entre os deuses Maias podemos citar: Ix Chel, a senhora do arco-íris; Itzmamá, o criador do universo; Kinich Ahau, deus sol, entre muitos outros.
A sociedade Maia tinha uma rigorosa hierarquia social, onde a base tinha os camponeses responsáveis pela agricultura e pelo abastecimento da cidade, logo depois vinham os nobres com a responsabilidade de administrar a sociedade e realizar os ritos religiosos e por fim o rei, chamado de ajaw.
Para os Maias o universo funciona de maneira cíclica, com ciclos que iram se repetir sempre, dentro desse pensamento usavam dois calendários, um de 365 dias ( o Haab) e outro de 260 dias (o Tzolkin). Havia também a crença de que a Terra é plana e tem quatro direções sagradas, cada uma com uma cor respectiva.
A sociedade Maia é vista até a atualidade como um império, pois era organizado por meio de cidades-estados, assim como o Imperio Romano. Cada cidade-estado tinha sua administração e autoridades próprias assim como seus limites como fronteira. O império era considerado todo o território que estava sob influência maia. Essas cidades-estados praticavam comercio entre si, mas também guerreavam, com o objetivo de impor seu poder à cidades vizinham. As cidades-estados que tiveram relativo sucesso com esse objetivo foram: Palenque, Tikal e Calakmul.
Como já foi dito o rei era chamado de ajaw, e era a autoridade máxima da cidade, o trono era passado de forma hereditária, ou seja, de pai para filho. As mulheres só podiam assumir o trono em duas condições: quando o herdeiro era muito jovem para assumir ou se o rei estivesse lutando na guerra. As guerras tinham também o intuito de capturar guerreiros de prestígio e governantes pois isso trazia admiração ao rei que os capturava para sacrifício.
A base da economia Maia era a agricultura, eram plantados: três espécies de milho, algodão, tomate, cacau, batata e algumas frutas, todos com ajuda de irrigação e técnicas rudimentares de cultivo. E com o rápido desgaste do solo (que acontecia em apenas dois ou teres anos) era necessário encontrar novas terras para o plantio o que gerou um grande desmatamento das florestas nativas da região.
Havia também um comercio bem simples entre as cidades, com base na troca de manufaturas ornamentais e peças de ouro, prata, jade, conchas do mar e plumas coloridas, sementes de cacau e sinetas de cobre. Não havia excedente da agricultura suficiente para a troca, pelo contrário, foi necessário desenvolver um sistema de “degraus” para que a erosão não acontecesse tão rápido, garantindo assim alimentos para toda a sociedade.
A queda do Império Maia se deu em torno de 900 d.C. principalmente pela falta de alimentos devido a sua grande população, ou seja, não era mais possível produzir comida para toda a população, pois a terra já estava esgotada. Outros motivos também foram: doenças, guerras e desastres naturais. Certamente a população toda não foi morta, uma parte das pessoas migraram em busca de melhor qualidade de vida e foram absorvidas outros povos e culturas.
Então quando os europeus chegaram as Américas encontraram as cidades Maias vazias ou parcialmente vazias.
Imagem 1: Calendário maia, mundialmente conhecido
Imagem 2: localização do império maia
Imagem 3: Representação de sacrifícios humanos.
Referencias das imagens:
Imagem 1: https://br.pinterest.com/pin/498421883748292463/
Imagem 2: https://www.todoestudo.com.br/historia/os-maias
Imagem 3: https://incrivelhistoria.com.br/sacrificios-astecas/
Questões de Enem e vestibular
Questão 1:
Os maias, assim como outros povos mesoamericanos, ficaram conhecidos por terem o sacrifício humano como uma prática muito marcante. A respeito dessa característica da civilização maia, selecione a alternativa correta:
a) Os maias realizavam sacrifícios humanos apenas na cidade de Tikal, um importante centro religioso.
b) Os maias organizavam milícias de guerreiros com o objetivo de capturar governantes ou pessoas influentes de cidades inimigas para que fossem sacrificados.
c) As vítimas sacrificadas não passavam por nenhum tipo de violência e humilhação, sendo mortas com um golpe fulminante na cabeça.
d) Os maias sacrificavam humanos para manter Inti, o deus sol, satisfeito.
e) Todas as vítimas deveriam ser mortas pelo ajaw, sacerdote da religião maia.
Questão 2: A respeito da organização política dos maias, selecione a alternativa correta:
a) A capital do Império Maia era a cidade de Chichén Itzá.
b) Os maias não possuíram um império centralizado, pois organizavam-se em cidades-estado.
c) A maior autoridade dos maias era o rei, considerado uma manifestação de tonatiuh, o deus sol.
d) Todos os impostos coletados pelos maias eram enviados para Chichén Itzá.
e) A política entre os maias não tinha nenhum tipo de convergência com a religião.
Questão 3:
(UGF/RJ-adaptado) A cultura maia, uma das mais importantes do mundo pré-colombiano, floresceu na região que hoje corresponde ao(s):
a) Uruguai, Argentina e sul do Chile.
b) Paraguai e Bolívia.
c) Brasil e Venezuela.
d) norte de Guatemala, Belize, parte de El Salvador, Honduras e sudeste do México.
e) Andes peruanos.
Gabarito
Questão 1:bQuestão 2:bQuestão 3:d