
Civilização Inca
Civilização Inca
A Civilização Inca viveu entre 1200 e 1532 aproximadamente, ocuparam o território onde hoje se localizam: Peru, Equador, norte do Chile, noroeste da Argentina e oeste da Bolívia.
A maior parte dos relatos que temos desse Império é de origem espanhola, pois esse tiveram contato com esse povo e lhe deram desse nome pois era como as pessoas chamavam a família reinante do tribo Quéchuas, uma das que compunham o império além das tribos Aymará, Yuncka, entre outras.
Os Incas, fisicamente, eram pessoas de estatura baixa, pele morena (variando entre moreno claro e escuro), cabelos escuros e lisos, ou seja, tinham a aparência próxima dos indígenas brasileiros.
A religiosidade Inca estava ligada a natureza, acreditavam em vários Deuses. Os principais deuses eram: Viracocha, o criador do universo; Inti, o deus sol e protetor da casa real; Mama-Kilya; deusa da lua e esposa de Inti; Apu Illapu, deus da chuva, entre outros. Assim como os Maias, eles ofereciam sacrifício humanos e para mostrar como estavam gratos pelas conquistas permitidas pelos Deuses. E tinham templos grandiosos com sacerdotes e sacerdotisas.
“O Inca” eram a figura de maior autoridade do Império, visto como descendente o deus sol (Inti) e tinha como obrigação ser o guardião de todos os bens do reino, incluindo as terras que eram dividas entre as classes sociais, sendo uma parte para uso do rei e sua família, outro para o clero e por fim uma parte para a população. A sociedade Inca era hierarquizada, no topo estava o rei e sua família, abaixo a elite com cargos administrativos e o clero, no meio da pirâmide estavam comerciantes e artesões que mantinham a economia ativa, e por fim camponeses.
Os camponeses se organizavam em grandes núcleos familiares conhecidos como ayllu, cada grupo tinha atividades agrícolas, militares e demais obrar e afazeres para serem feitos, esses serviços eram organizados pelo homem mais velho da casa, o ancião. Cada ayllu tinha uma espécie de armazém para guardar a colheita, roupas e outros objetos para qualquer eventualidade.
Uma das maiores habilidades Inca e que permanece até hoje é a arquitetura pois havia estradas de pedras entre as cidades para facilitar a comunicação e o trânsito de pessoas, assim como templos e palácios de dimensões surpreendentes. Como um bom exemplo da arquitetura desse povo temos Machu Picchu que está em pé até hoje aberto para visitações, que era uma cidade religiosa em cima de montanha que nunca foi encontrada pelos espanhóis colonizadores.
No século XVI os espanhóis chegaram a américa e os Incas se encontravam em um período de instabilidade por uma série de conflitos internos. Então os espanhóis com a intensão de colonizar e explorar os recursos naturais da América, iniciaram um massacre violento contra os Incas, que em 1571 acabaram subornados aos colonizadores, após a morte de seu líder.
Imagem 1: tecnologia para agricultura inca
Imagem 2:Machu Picchu
Referência das imagens:
Imagem 1: https://www.coladaweb.com/historia/incas
Imagem 2: http://www.qualviagem.com.br/imperio-inca-e-seus-tesouros/
Questões de Enem e vestibular
Questão 1:
(FGV/SP) Em 2001, Alejandro Toledo tornou-se o primeiro peruano com ascendência indígena a assumir a Presidência da República de seu país. A cerimônia de posse, em Machu Picchu, foi marcada por rituais e símbolos do Império Incaico. A respeito dos incas, é correto afirmar:
a) Eram monoteístas antes da chegada dos espanhóis à América e chegaram a associá-los ao seu deus Viracocha.
b) Na sociedade inca, havia uma clara separação entre política e religião, de tal modo que a seu governante, o Inca, não era atribuído nenhum caráter divino.
c) Cuzco, além do principal núcleo político do império fundado em torno do século XII, era considerado pelos incas o Centro do Mundo, o lugar mais sagrado da Terra.
d) A metalurgia para a produção de armas, adornos e ferramentas era a base da economia do império.
e) Ao contrário do tratamento dispensado a outros povos da América, não tiveram suas estruturas político-sociais profundamente alteradas e puderam preservar suas tradições religiosas até os dias de hoje.
Questão 2:
Quando a expedição espanhola chegou aos territórios do Império Inca para iniciar sua conquista, encontraram-no em estado de guerra, e isso contribuiu largamente para consolidar a vitória dos espanhóis. Qual era o motivo da guerra que acontecia no Império Inca?
a) Os incas estavam em guerra com os aimarás que habitavam as proximidades do Titicaca.
b) Os incas estavam em guerra em razão de levantes populares que se iniciaram por causa da escassez de alimento por que passava a população.
c) A guerra acontecia porque os exércitos de Huáscar e Atahualpa lutavam entre si para determinar quem seria o novo imperador dos incas.
d) A guerra acontecia por causa do levante dos Cañari, que habitavam as proximidades de Quito, contra os altos impostos cobrados.
e) A guerra acontecia devido ao levante da classe de sacerdotes, insatisfeita com o fechamento de um templo importante em Cusco.
Questão 3:
O termo “Inca”, apesar de estar associado a uma civilização pré-colombiana, não designa uma etnia, mas sim seu governante. O Inca era considerado descendente direto do Deus Sol. Isso o tornava legislador, executor das leis e comandante supremo do exército. Qual era, então, a etnia dominante governada pelo Inca e em que região da América ela se desenvolveu?
a) Etnia Bantu, que se desenvolveu na região norte da América do Sul, sobretudo nos atuais Peru e Equador.
b) Etnia olmeca, que se desenvolveu no atual México e que deu origem aos astecas, posteriormente.
c) Etnia tupi-guarani, que se desenvolveu na região da Amazônia e compreende a atual Colômbia e o atual estado do Amazonas.
d) Etnia Quíchua, que se desenvolveu na região norte da América do Sul, sobretudo nos atuais Peru e Equador.
e) Etnia Sioux, que se desenvolveu no norte dos Estados Unidos, perto da região dos Grandes Lagos, na fronteira com o Canadá.
Gabarito
Questão 1:cQuestão 2:cQuestão 3:d