​A_Primeira_Guerra_Mundial

​A Primeira Guerra Mundial

​A Primeira Guerra Mundial

A primeira guerra mundial, ou a grande guerra como também é conhecida foi um conflito armado que envolveu várias nações e teve resultados catastróficos nos seus quatro anos de duração, entre 1914 e 1918.

Antes de ser palco da guerra, a Europa se encontrava em um processo que unifica o capitalismo financeiro e industrial que favoreceu as nações que estavam com seu processo de industrialização avançado. As nações industrializadas expandiram seu território, usando outros continentes como a Ásia, a África e a Oceania, esse processo é chamado de neocolonialismo e imperialismo.

Outro fator que influenciou esse conflito foi o resultado da guerra Franco-Prussiana, na qual a Alemanha saiu vitoriosa e teve anexada ao seu território áreas ricas em minério de ferro, usado para expansão industrial e bélica do país. Essa derrota trouxe para a Franca um sentimento de revanche que deixou o clima nas fronteira bastante tenso que se agravou com a formação da Tríplice Aliança, na qual a Alemanha, Austria- Hungria e Itália, tinham acordos comerciais e financeiros mas também militares.

Havia também várias outras lutas por território em toda a Europa o que tornava o clima bastante tenso, mas o estopim aconteceu na região dos Balcãs, o assassinado do arquiduque Francisco Ferdinando que era o herdeiro do trono austro-húngaro. O assassinato foi feito por um jovem membro de uma organização terrorista chamada Mão Negra. A visita do arquiduque tinha como objetivo propor à Bósnia uma monarquia tríplice, na qual austríacos, húngaros e eslavos governariam a região, mas essa viagem desencadeou a Primeira guerra Mundial.

Após essa morte, a Áustria viu uma oportunidade de atacar a Servia e por fim aos seus planos de construir um estado forte. Então a Áustria e a Alemanha pressionaram a Servia a solucionar o crime, o que não aconteceu, mas se aliou a Rússia prevendo o que aconteceu e seguir: a declaração de guerra que aconteceu em 28 de julho de 1914, partindo do Austria-Hungria. Logo após a França ofereceu apoio a Rússia e a Alemanha lhe declarou guerra também e rapidamente o conflito se espalhou por grande parte do globo.

Quando o exercitou alemão se direcionou para a França, passando pelo território Belga, neutro, fez com que a Inglaterra junto com a Rússia declarasse guerra à Alemanha então a guerra se tornou cada vez mais catastrófica.

A principal tática dessa guerra foram as trincheiras, que tinha como objetivo principal proteger o avanço já alcançado, o território conquistado. Para avançar era usada infantaria bem equipada e armamento pesado, e era considerada uma tática ofensiva. O avanço tecnológico da guerra como os tanques, aviões e bombas trouxe para os soldados a sensação de impotência, pois milhares de homens eram mortos em bombardeios ou com gases tóxicos. Durante a guerra, morreram aproximadamente 8 milhões de soldados, sendo quase 2 milhões apenas soldados alemães.

Em 1917, a fim de defender acordos comerciais, os Estados Unidos entraram na guerra e foi decisivo para a vitória do Tríplice Entente. Os países derrotados foram forçados e se render e assinar o Tratado de Versalhes, que impunha fortes restrições aos perdedores. A Alemanha teve seu exército reduzido (pois era o maior de todos os países envolvidos na guerra), teve seu território significativamente reduzidos, assim como sua indústria bélica e pagar os prejuízos aos países vitoriosos. Todas essas perdas acabaram empobrecendo a população alemã que se mostrou cada vez mais insatisfeita o que influenciou a Segunda Guerra Mundial.

Mas ficaram prejuízos para toda o planeta pois, além de cerca de 8 milhões de mortos, houve cerca do triplo de feridos, destruiu industrias e campo agrícolas, além dos vários prejuízos econômicos.

Imagem 1: Arquiduque austro-húngaro Francisco Ferdinando.

Imagem 2: Trincheiras, técnica usada durante a Grande Guerra.

Referencias das imagens:

Imagem 1: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/histor...

Imagem 2: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-luta-de-trincheiras-na-primeira-guerra-mundial/

Questões de Enem e vestibular

Questão 1:

(PUC-Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.
b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.
c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.
d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.
e) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

Questão 2:

(PUC-Campinas) A Primeira Guerra Mundial, que enfraqueceu a Europa em população e importância econômica:

a) acarretou a criação da Liga Pan-Germânica encarregada de efetivar o "Anschluss".
b) contribuiu para a concretização do Pacto Germânico-Soviético de não agressão, firmado entre Guilherme II e Nicolau II.
c) contribuiu para a formação, dentro da Sérvia de sociedades secretas, tais como a Mão Negra fundada em 1921.
d) contribuiu para a criação de um clima favorável para a aceitação dos princípios do socialismo utópico.
e) acarretou a difusão das ideias que apontavam as contradições do liberalismo.

Questão 3:

(Mackenzie) Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que teve como consequências:

a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda - como o movimento espartaquista - crise econômica e desemprego.
b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão, recuperação econômica e incorporação de Gdansk.
c) anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmação dos ideais liberais e democráticos e a valorização do marco alemão.
d) prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais.
e) surgimento da República Democrática Alemã e da República Federal Alemã, fortalecimento do nazismo, militarismo e diminuição do desemprego.

Ver Resposta

Gabarito:

Questão 1:bQuestão 2:eQuestão 3:a

Mais Notícias